Programa de Pós-Graduação em História

Pós-doutorandos em atividade

Abaixo, clique no pós-doutorando atualmente em atividade no PPGH e tenha acesso a um resumo de suas atividades e link de seu currículo Lattes..

Adilton Luis Martins

Clique no ícone abaixo para acessar o  Currículo Lattes: 

 lattesPós-doutorando no Departamento de História da Unifesp Guarulhos; Doutor em História pela Unicamp; Mestre em História pela Unesp de Assis; possui graduação em Filosofia e História. Atualmente, desenvolvo pesquisa a respeito do "Orientalismo" de E. Said durante o século XVIII francês. Minhas temáticas de interesse: Montesquieu, Iluminismo, Usos do Passado, Teoria da História, Metodologia e Ensino de História e Filosofia, interdisciplinaridade entre História e Filosofia. (Texto informado pelo autor)

Gualtiero Marini

 

Clique no ícone abaixo para acessar o  Currículo Lattes:

lattesPossui graduação em Filosofia (2006), mestrado em Filosofia (2010) e doutorado em Ciência Política (2017). Tem experiência na área de Filosofia e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Historia do Pensamento Politico.

Jorge Elices Ocón

lattesConclui meu doutorado em Estudios del Mundo Antiguo - Universidad Autónoma de Madrid (2017). Desenvolvi projeto sobre o que as fontes árabes e a arqueologia sabem e fazem em al-Andalus com o passado antigo da Península Ibérica. No momento, acabei de començar meu projeto de pesquisa post-doutoral na UNIFESP, com bolsa da FAPESP, onde vou analisar a recepção das estátuas antigas no mundo islâmico e al-Andalus e as conexões atuais com as destruições de antiguidades na Síria e Iraque pelo DAESH.

Jorge Lúzio Matos Silva

Clique no ícone abaixo para acessar o  Currículo Lattes:  

lattes Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP, mestrado em História pela mesma instituição e estágio doutoral na Universidade de Évora - Portugal (Bolsista CAPES Sanduíche). Com pós-graduação em Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP / MG), atua na Formação de Professores e no Ensino de História com experiências de docência e coordenação em Licenciatura e Especializações Lato Sensu. Desenvolve projeto de Pós-doc interdisciplinar em História da Ásia, com trabalho em andamento na Universidade Federal de São Paulo, sobre Cultura, Representação e Relações Étnico-raciais.

Lorena Lopes da Costa

lattes Professora Adjunta de Teoria da História, com atuação também em História Antiga, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutora (2016), mestre (2012) e licenciada (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o doutorado sob orientação do Prof. José Antonio Dabdab Trabulsi, com período de doutorado-sanduíche de um ano (2015) sob a orientação do Prof. François Hartog, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - Paris), bem como um ano (2013-2014) de estágio doutoral sob a orientação do Prof. Pierre Ellinger, na Université Paris VII - Denis Diderot. Atualmente, desenvolve pesquisa pós-doutoral sobre a ideia da verdade e do falso na obra de João Guimarães Rosa, analisando os procedimentos de resposta à tradição heroica grega no sertão rosiano.

Maria Ester De Siqueira Rosin Sartori

lattesPós-doutoranda em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, e pós-graduada em Administração pela Universidade São Francisco (USF). Atuou como professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, nos cursos de formação de professores PARFOR (Plataforma Freire), no curso de graduação da Faculdade de História e de pós-graduação em História e Patrimônio.

Mírian Cristina de Mouta Garrido

lattesPós-doutoranda em História pela Universidade Federal de São Paulo, desenvolvendo pesquisa sobre as memórias da independência moçambicana. Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", mestre em História pela mesma instituição. A pesquisadora usufruiu de quatro meses de Estágio de Pesquisa na Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), cujo projeto está relacionado às trajetórias de afrodescendentes no Brasil e nos Estados Unidos. Realizou, também, Pesquisa de Campo em Maputo (Moçambique). Tese, Estágio no Exterior, Trabalho de Campo e Dissertação desenvolvidos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Participa do grupo de estudos da Unifesp "Religiões e trajetórias das experiências missionárias em África: arquivos, acervos e pesquisas" (registrado no Cnpq), eleita vice-coordenadora do Grupo de Trabalho de História da África (ANPUH-SP), biênio 2018-2020.

Renata Ribeiro Francisco

Clique no ícone abaixo para acessar o  Currículo Lattes:

lattesPós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Realiza especialização em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do ABC. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, USP (2018). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2011), licenciada e bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2006), Graduada em Pedagogia pela Faculdade Uninove (2020). Tem experiência em docência em nível básico e superior. Foi professora da Faculdade Anhanguera Educacional. Tem como principal campo de interesse: Escravidão, Brasil Império, Abolição, História da Educação, Maçonaria, Relações étnico-racial.

Tâmis Peixoto Parron

Clique no ícone abaixo para acessar o  Currículo Lattes:

 lattes Tâmis Parron é professor pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Harvard (Volkswagen Fellow) e na Unifesp (Fapesp), é coordenador do Núcleo de História Comparada Mundial (COMMUN, UFF), membro do Centro UFF sobre Desigualdades Globais e editor da Revista Rosa. Desenvolve e orienta pesquisas sobre escravidão, geopolítica e economia mundial no longo século 19 (1780-1945), nos campos da sociologia histórica, teoria crítica e economia política global. Escreveu A Política da escravidão no Império do Brasil (2011, Prêmio Jabuti em Ciências Humanas) e, em coautoria, Escravidão e política: Brasil e Cuba, 1790-1850 (2010, trazido para o inglês em 2016). Organizou os livros Cartas políticas a favor da escravidão (2008) e Ação; reação; transação (2016). E coordena a série de livros Narrativas da Escravidão (Hedra), composta de relatos em primeira pessoa de ex-escravizados, escolhida para integrar o PNLD 2022-2024. Seu doutorado, A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846 (2015), ganhou o Prêmio Tese Destaque da USP (2016) e o Prêmio Capes de Tese (2016). (Texto informado pelo autor)

Télio Anísio Cravo

 lattes Atualmente faz Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP -SP) com o tema "O Almanaque Laemmert e tempo do Império". Fez doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP - 2013), com o título de "O circuito das roupas", sob orientação de Vera Lúcia Amaral Ferlini. Possui mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008), com o título de "Sabores Urbanos", com a mesma orientadora. Atua, principalmente, nos seguintes temas: história econômica, história do consumo, história do Império. 

YOBANI MAIKEL GONZALES JAUREGUI

 Clique no ícone abaixo para acessar o  Currículo Lattes: 

lattesLicenciado en Historia por la Universidad Nacional Federico Villarreal. Magister y Doctor en Historia por la Universidad Federal de Juiz de Fora. Realizó estudios de maestría en Historia Latinoamericana en la Pontificia Universidad Católica del Perú. Becario de la Organización de Estados Americanos (OEA) 2014-2016. Becario de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES-BRASIL) 2016-2020. Becario de la OEA y del Afro-Latin American Research Institute (ALARI) 2019. Fue seleccionado para una estancia de investigación en la Universidad Pablo de Olavide y Archivo General de Indias-Sevilla, noviembre 2018 a mayo 2019. Docente universitario, con experiencia en la Universidad Nacional Federico Villarreal, Universidad Nacional de Trujillo, Universidad San Martín de Porres, Universidad San Ignacio de Loyola y la Universidad Tecnológica del Perú. Realiza una estancia posdoctoral en la Universidad Federal de Sao Paulo.

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
EFLCH, Campus Guarulhos
Programa de Pós-Graduação em História
Estrada do Caminho Velho, 333 - Guarulhos - SP - 07252-312
Email: ppghistoria.eflch@gmail.com
Telefone: 3385-4100, ramal 6045

Coordenação: Ana Lúcia Lana Nemi (ana.nemi@unifesp.br) e Luís Filipe Silvério Lima (lfslima@unifesp.br)
Secretaria de Pós-Graduação: Vilma Gama da Silva Castro (vcastro@unifesp.br)

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site