Programa de Pós-Graduação em História

Processo Seletivo 2021-2022

Divulgamos abaixo o Edital para o Processo Seletivo para Ingresso no Programa de Mestrado em História (turma 2022). Lembramos que as inscrições começam a partir do dia 1º de Dezembro de 2021 e vão até 28 de Janeiro de 2022.

 

Auto-declaração COTAS             FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

EDITAL DE SELEÇÃO No 01/2021 PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE MESTRADO EM HISTÓRIA (2022)


 

O Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção ao Curso de Mestrado em História para a turma de 2022.

O Mestrado em História articula-se em torno da área de concentração: História e Deslocamentos. As três Linhas de Pesquisa que integram o programa são: 1) Narrativas, deslocamentos e conexões, 2) Normas, espaços e deslocamentos e 3) Deslocamentos, trabalho e experiências. A lista completa dos docentes credenciados no programa pode ser consultada no site: http://www.ppghistoria.sites.unifesp.br.

 

DAS VAGAS

O Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp dará início a sua décima primeira turma de Mestrado no primeiro semestre de 2022, ofertando 40 (quarenta) vagas.

§ 1º O presente edital de seleção reserva 25% das vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, disputadas exclusivamente pelos candidatos que se incluam nestes grupos estabelecidos mediante o preenchimento de uma auto-declaração.

Obs: Preencher o Formulário de Auto-Declaração de Cotas disponível no site http://www.ppghistoria.sites.unifesp.br (aba Processo Seletivo)

a) na hipótese de não haver aprovação de candidatos(as) em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para ampla concorrência.

 

DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Para efetivar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá:

 

I - preencher o formulário de inscrição on-line, disponível no site http://www.ppghistoria.sites.unifesp.br (aba Processo Seletivo)

II - enviar os quatro documentos listados a seguir para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1. Cópia digitalizada do Documento de identidade;

2. Projeto de pesquisa que contenha:

a. Resumo (máximo de 20 linhas);

b. Tema e Problemática;

c. Justificativa e síntese bibliográfica;

d. Objetivos e Hipóteses;

e. Apresentação das fontes;

f. Discussão metodológica

g. Cronograma;

h. Referências bibliográficas.

OBS: 1. Formatação: número máximo de 20 (vinte) páginas, incluindo bibliografia, em letra Times New Roman; tamanho 12; espaço 2,0; margens 2,5. 2. A inscrição para a seleção é no Programa; por isso o projeto não deve indicar linha de pesquisa e orientador.

3. Cópia do Currículo Lattes atualizado;

4. Cópia digitalizada do Diploma ou Certificado de Conclusão do curso de graduação ou, no caso dos que ainda não possuem tais documentos, uma Declaração da instituição comprovando a probabilidade de conclusão do curso.

 

Obs.: Eventuais dúvidas sobre o processo de inscrição deverão ser solucionadas pelo email da secretaria do Programa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

DO PROCESSO SELETIVO

A inscrição será exclusivamente por via eletrônica, no período 01/12/2021 a 28/01/2022.

 

Etapas do Processo Seletivo

A seleção dos(as) candidatos(as) ao Mestrado decorrerá das seguintes etapas de avaliação:

 

1ª fase: Os(as) candidatos(as) serão avaliados(as) pela análise conjunta do projeto e da prova de conhecimentos em História. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) nessa fase serão chamados(as) para a 2a fase, a partir de duas listas: uma para a concorrência geral e outra para cotas, definidas a partir do dobro das vagas para cada um dos sistemas de entrada, na proporção 75% para geral e 25% para cotas. O/A candidato/a terá que alcançar a nota mínima 5 (cinco), tanto no projeto quanto na prova, para ir para a segunda fase.§ 1º Os projetos serão avaliados por sua consistência interna e sua pertinência em relação às linhas de pesquisa do Programa. A nota do Projeto tem Peso 2 na composição da média final.

§ 1º A prova de conhecimentos em História será dissertativa, a partir dos textos indicados na bibliografia apresentada abaixo. Consistirá na verificação da qualidade da produção textual, da articulação do raciocínio e da familiaridade com os textos propostos. O(a) candidato(a) deverá indicar no corpo da prova a bibliografia consultada. A nota da Prova tem Peso 2 na composição da média final.

§ 2º Em decorrência do enfrentamento à Pandemia (COVID-19), a prova escrita acontecerá excepcionalmente de forma remota, de acordo com as seguintes determinações:

a) No dia 14/02/2022, às 9 horas (horário de Brasília), será divulgada, na página do Programa (http://www.ppghistoria.unifesp.br) a questão a ser desenvolvida.

b) Os(as) candidatos(as) terão 4 horas para a redação da prova, que deverá ser enviada em arquivo PDF até as 12h59 min (horário de Brasília) do dia 14/02/2022 para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para o cumprimento do prazo estipulado, será considerado o horário do envio do e-mail, e não o do recebimento pela Secretaria do Programa. Sugere-se que, das 4 horas disponibilizadas, 30 minutos sejam reservados para o acesso ao site e leitura da prova, e 30 minutos para a geração do arquivo em pdf e seu envio por e-mail.

c) É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos meios necessários para realizar a prova escrita (um computador, ou equipamento similar, e acesso à internet com conexão eficiente).

d) Instruções mais detalhadas para a realização da prova escrita serão enviadas por e-mail aos(às) inscritos(as) pela Secretaria do Programa.

 

2ª fase: Entrevista. Os candidatos aprovados na fase anterior serão convocados para uma entrevista com uma banca composta por docentes do Programa, na qual se fará a arguição sobre o currículo, o projeto de pesquisa e a prova escrita do(a) candidato(a), avaliando a viabilidade da pesquisa, autoria do projeto e a familiaridade do candidato com a bibliografia, fontes e metodologia a serem utilizadas. A nota da entrevista, que deverá ser acima de 5,0 (cinco) para a aprovação na segunda fase, tem Peso 1 na composição da média final.

§ 1o Em decorrência do enfrentamento à Pandemia (COVID-19), a entrevista acontecerá excepcionalmente de forma remota, de acordo com determinações a serem enviadas por e-mail aos(às) candidatos(as) aprovados(as) na 1ª fase.

§ 2o É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) o acesso aos meios necessários para realizar a entrevista (um computador, ou equipamento similar, e acesso à internet com conexão eficiente).

 

Resultado Final

Serão divulgadas duas listas de candidatos aprovados: uma para ampla concorrência e outra para cotas, obedecendo respectivamente a proporção de 75% e 25% das vagas, a partir do cálculo da média final (média resultante da nota do projeto x2 + nota da prova x2 + nota de entrevista x1). Em caso de não preenchimento das vagas para cotas, elas poderão ser disponibilizadas para ampla concorrência.

 

Cronograma do processo seletivo 2021-2022

01/12/2021 a 28/01/2022: Inscrição mediante o envio da documentação completa, incluindo o projeto de pesquisa.

07/02/2022: Divulgação das inscrições deferidas.

14/02/2022: Prova de conhecimentos históricos.

25/02/2022: Divulgação dos resultados da 1ª fase e as listas dos convocados para entrevista, no site do Programa (aba Processo Seletivo).

07/03/2022 a 11/03/2022: Realização de entrevistas.

21/03/2022: Divulgação do Resultado Final, no site do Programa (aba Processo Seletivo).

30/03/2022 a 13/04/2022- Matrículas

25/04/2022- Início das Aulas

 

DA BANCA EXAMINADORA E DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

 

  1. A banca examinadora dos projetos será composta pelo corpo de professores(as) do programa;

  2. A correção das provas será feita sem identificação do(a) candidato(a) (às cegas);

  3. As entrevistas e avaliação dos projetos serão realizadas por bancas compostas por professores(as) do programa.

 

A Comissão Especial de Pós-Graduação em História decidirá sobre as questões não previstas no presente Edital.

 

Eventuais recursos deverão ser protocolados na Secretaria do PPGH, em até 5 dias após a publicação do resultado de cada fase. Os recursos poderão ser protocolados via e-mail no seguinte endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS EM HISTÓRIA:

 

1. COSTA, Emília Viotti da. “A dialética invertida: 1960-1990” In: ________. A dialética invertida e outros ensaios. São Paulo: Editora Unesp, 2014, pp. 9-27. (republicado de “A dialética invertida: 1960-1990”. Revista Brasileira de História, v.14, n.27 (1994), p.9-26. Disponível em: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3742).

2. FOUCAULT, Michel. “Os corpos dóceis”. In: ________. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 117-142.

3. KOSELLECK, Reinhart. "Historia Magistra Vitae Sobre a dissolução do topos na história moderna em movimento". In: _______. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUC-Rio, 2006. pp. 41-60.

4. GINZBURG, Carlo. “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”. In: ______. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, pp. 143-180.

5. LINDEN, Marcel Van der. "Greves", In: ______. Trabalhadores do mundo: Ensaios para uma história global do trabalho. Campinas: Ed. da Unicamp, 2013, pp. 195-232.

6. PEREIRA, Ana Carolina Barbosa. "Precisamos falar sobre o lugar epistêmico na Teoria da História". Tempo e Argumento, v. 10, n. 24 (2018): 88-114. Disponível emhttps://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018088/8521

7. SUBRAHMANYAM, Sanjay. "Em busca das origens da História Global: aula inaugural proferida no Collège de France em 28 de novembro de 2013." Estudos Históricos, v. 30, n. 60 (2017): 219-240. Disponível em https://doi.org/10.1590/S2178-1492017000100012

8. THOMPSON, Edward P. “A economia moral da multidão inglesa no século XVIII”. In: Costumes em comum: estudos sobre cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.150-202.

9. WEINSTEIN, Barbara. "Pensando a história fora da nação: a historiografia da América Latina e o viés transnacional". Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 14 (2015): 10-31. Disponível em https://doi.org/10.46752/anphlac.14.2013.2331.

10. WHITE, Hayden. "O passado prático", ArtCultura, v. 20, n. 37 (2018): 9-19. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/47235

11. WILLIAMS, Raymond. “Base e superestrutura na teoria da cultura marxista”. In: Cultura e materialismo. São Paulo: Ed. Unesp, 2011, p. 43-68.

 

Casos omissos ou situações não previstas nesse Edital serão deliberados pela Comissão do Processo Seletivo 2021-2022.

 

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

      Estrada do Caminho Velho 333 - Pimentas – Guarulhos-SP - CEP 07252-312

Tel: (11) 5576-4848, ramal 6118

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações adicionais no site do Programa: http://www.ppghistoria.sites.unifesp.br.

 

Guarulhos, 22 de outubro de 2021.

 

Profa. Dra. Ana Lúcia Lana Nemi

Prof. Dr. Luis Filipe Silvério Lima

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
EFLCH, Campus Guarulhos
Programa de Pós-Graduação em História
Estrada do Caminho Velho, 333 - Guarulhos - SP - 07252-312
Email: ppghistoria.eflch@gmail.com
Telefone: 5576-4848, ramal 6045

Coordenação: Ana Lúcia Lana Nemi (ana.nemi@unifesp.br) e Luís Filipe Silvério Lima (lfslima@unifesp.br)
Secretaria de Pós-Graduação: Vilma Gama da Silva Castro (vcastro@unifesp.br)

 

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