O Programa possui uma cota de Bolsas (Demanda Social da Capes) que são concedidas aos mestrados a partir da manifestação de seu interesse após seu ingresso oficial no Mestrado. Sua atribuição segue a ordem de classificação estabelecida no Processo Seletivo, e respeitando o ano de ingresso no programa (ver o “Manual do Aluno” neste site, na aba dos Discentes).
Para ter direito à bolsa, o/a aluno/a deverá ter submetido anteriormente o projeto à Fapesp.
A bolsa da cota do programa será concedida por um período de 12 meses, renováveis por até mais 12 meses. O recebimento da bolsa não implica sua automática renovação, estando sujeita a avaliação do desempenho e produção do/a bolsista, conforme disposto abaixo:
O/a bolsista deverá entregar um relatório de suas atividades antes do fim do período de 12 meses. O relatório será analisado pelo/a orientador/a.
Diante da produção e do desempenho do/a aluno/a, demonstrados no relatório, o/a orientador/a avaliará a necessidade e pertinência da prorrogação da bolsa, e solicitará ou não a renovação da bolsa por um período de até 12 meses, por meio de um parecer enviado à Comissão de Bolsas. Se não for solicitado o pedido de renovação, a bolsa será transferida para o próximo a ordem de classificação, se houver.