O departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFFLCH) da UNIFESP concebe seu programa de Pós-Graduação como um espaço privilegiado de reflexão sobre o campo da História não apenas como um fenômeno de produção acadêmica, mas na sua abrangência social. Abriga, sob a área de concentração História e Historiografia, estudos que desejam enfatizar o caráter temporal e contingente do conhecimento histórico, pensado em seus diversos registros e formas e imerso na trama complexa das relações sociais, nas múltiplas dimensões do trabalho do historiador - a escrita da História, o ensino da disciplina e a reflexão sobre as bases materiais do ofício.
Por meio de um programa de estudos em nível avançado, que cultiva a erudição e o rigor da pesquisa, entendemos que o mestrado deve possuir uma formação especializada sem abdicar do caráter formativo que lhe é imprescindível. Neste sentido, os estudos que desenvolvemos abrangem as diversas temporalidades que classicamente foram incorporadas pela disciplina - Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea - interrogando-as a partir da experiência europeia, mas também das novas espacialidades recentemente incorporadas nos currículos de graduação: a História da África e da Ásia. As experiências brasileira e americana são também abarcadas em suas distintas temporalidades (do período colonial ao contemporâneo), bem como suas conexões no plano global. Deve-se mencionar ainda o interesse nos estudos sobre a construção e preservação da memória em seus múltiplos registros e suportes, bem como as intercessões entre Memória e Patrimônio, que compõem um segmento importante de nossa graduação.
As duas Linhas de Pesquisa que integram o programa, em consonância com as tendências historiográficas atuais, aproximam-se pela ênfase nos fenômenos ligados ao poder e à política, mas se distinguem pelos enfoques específicos a partir dos quais abordam a matéria histórica. São elas: Instituições, Vida Material e Conflito e Poder, Cultura e Saberes.